Aventura na vida fronteiriça no pelotão de Cucuí, na região da tríplice fronteira
    
 
     
 
 

 
   
 
     
 
 

Parceiros

Pesquisar

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Eleições 2014 – Cerca de 15 mil militares das Forças Armadas vão atuar no segundo turno.

O Ministério da Defesa mobilizou cerca de 15 mil militares das Forças Armadas para atuar no segundo ...

Festa da Mãe do Brasil

Por: Nixon Antelo Nogueira O povo brasileiro orgulhar-se hoje de ter Maria por Mãe, a proclamam “...

Surpresa Recebe Medicamentos e Materiais Permanente

Na sexta–feira dia 17 ,o secretário de saúde Luiz Xavier Nascimento esteve em surpresa para entrega ...

Guajará–Mirim Recebe Ambulância

Na manhã de quarta-feira a Secretaria  Municipal de Saúde  recebeu através do Governo do Estado de R...

Aécio e os MILITARES. Perspectivas.

Ao contrário do que se tenta fazer parecer, Aécio Neves não é um candidato de dire...

Limpando a sujeira do país

Por: João Bosco Leal “Nunca antes na história deste país” a disputa pela eleição para Presidente...

As rugas

Por: João Bosco Leal Tornou-se comum entre os brasileiros utilizar muitos dos recursos atualmen...

Quem já amou

Por João Bosco Leal Milhares de pessoas vivem casamentos de décadas pensando ou dizendo amar seu...

Tempo de mudanças

Por: João Bosco Leal Semana passada viajava só, pela BR 267, que liga a BR 163 no MS à Rodovia R...

Exército descobre capitão cubano infiltrado no programa 'Mais Médicos'.

CUBA INFILTROU MILITARES NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS Cláudio Humberto Informe reservado “Mensagem ...

Bomba – Presidente da Câmara é chamado de Incompetente por Radialista.

Na manhã desta quarta-feira (15), num programa de uma rádio local o vereador e radialista Jorge Lope...

Acidente: Pneu de veículo fura e motorista atinge poste na BR

Na BR-425 por volta de 9h30min, a motorista de um veículo quando aproximava da rotatória, existent...

MORRE EM MANAUS O CB RIBAMAR "O CAVALEIRO DO RÁDIO"

Morreu em Manaus, capital do Estado do Amazonas, José Ribamar da Silva que durante muitos anos milit...

A Marinha e os projetos estratégicos.

Marinha apresenta projetos estratégicos em palestra. Os principais projetos que estão sendo desenvo...

Indústria de Defesa: Forças Armadas buscam fornecedores no Rio Grande do Sul.

Negócios dependem de produtos competitivos em preço e qualidade Roberto Hunoff Caxias do Sul (...

  • Eleições 2014 – Cerca de 15 mil militares das Forças Armadas vão atuar no segundo turno.

  • Festa da Mãe do Brasil

  • Surpresa Recebe Medicamentos e Materiais Permanente

  • Guajará–Mirim Recebe Ambulância

  • Aécio e os MILITARES. Perspectivas.

  • Limpando a sujeira do país

  • As rugas

  • Quem já amou

  • Tempo de mudanças

  • Exército descobre capitão cubano infiltrado no programa 'Mais Médicos'.

  • Bomba – Presidente da Câmara é chamado de Incompetente por Radialista.

  • Acidente: Pneu de veículo fura e motorista atinge poste na BR

  • MORRE EM MANAUS O CB RIBAMAR "O CAVALEIRO DO RÁDIO"

  • A Marinha e os projetos estratégicos.

  • Indústria de Defesa: Forças Armadas buscam fornecedores no Rio Grande do Sul.

Aventura na vida fronteiriça no pelotão de Cucuí, na região da tríplice fronteira PDF Imprimir E-mail
Noticias Militares - Militares
Qua, 16 de Maio de 2012 15:32
AddThis Social Bookmark Button

Por: ANTONIO XIMENES

Jovens casais, experientes militares e indígenas se ajudam na missão de guarnecer uma das regiões mais remotas do País
O tenente Ricardo Brasil, 27, casou com Karine,22, e passou a lua de mel em uma humilde casa do Pelotão Especial de Fronteira de Cucuí, na tríplice fronteira de Brasil/Venezuela/Colômbia, na “Cabeça do Cachorro”, no Município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus). “Casamos e disse para a minha mulher vamos viver no lugar mais longe do Brasil e defender a pátria. Ela me olhou nos olhos e disse: estou contigo”.

Karine, em seus poucos mais de 50 quilos, olhos verdes, pele clara e uma fibra de guerreira de selva viu na atitude do marido uma consequência natural da sua profissão. “Vou para onde ele for, aqui na floresta como em qualquer outro lugar”, disse. Disposta a preencher os dias da melhor forma possível, ela assumiu a liderança de um grupo de 14 famílias de militares que forma o núcleo do Exército Brasileiro nesta unidade militar, subordinada à 2ª Brigada de Infantaria de Selva, comandada pelo general-de-brigada Sergio Luiz Goulart Duarte.
Cucuí tem 46 militares e aproximadamente 800 indígenas, a maioria da etnia baré, espalhados por mais de 13 aldeias, há menos de dez anos eles eram 6 mil habitantes, mas as dificuldades enfrentadas pela ausência de trabalho e de infraestrutura levaram a maioria da população a se mudar para São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e para Manaus.

Combate
“Eu nasci aqui e tenho orgulho de ser sargento, mas as dificuldades são muitas, porque não há trabalho”, disse Gregório, militar que em 2006 foi considerado herói na região ao impedir que narcotraficantes entrassem no País em um combate que resultou na morte de um dos criminosos pelo seu fuzil. “Quando lembro que já entrei em combate na fronteira, valorizo ainda mais a minha profissão”, comentou.
Para o soldado Alzimiro da etnia baré, a região é perigosa, porque os narcotraficantes não respeitam os limites da fronteira. “A gente vivia tranquilo, agora, as coisas estão mais agitadas, porque os bandidos estão cada vez mais ousados”, disse momentos antes de partir para uma missão de dois dias, no âmbito da Operação Ágata 4, junto com outros oito militares, pelo rio Tiquié, bem na fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela.
Com a ampla falta dos gêneros alimentícios típicos das cidades, como feijão, arroz, enlatados, macarrão, carne bovina entre outros, a população de Cucuí costuma se alimentar de caça e pesca. Mas, com a cheia recorde do rio Negro, os cardumes diminuiram e os animais praticamente sumiram. A fome não domina as famílias locais, porque todos se ajudam. Quando falta comida em uma famíia, o vizinho partilha o que tem. A solidariedade é uma das mais fortes características no Pelotão Especial de Fronteira de Cucuí.

Comandante valoriza o grupamento
O Comandante Militar da Amazônia, general Eduardo Villas Bôas, que supervisiona diretamente a Operação Ágata 4, fez questão de ir ao pelotão especial de fronteira de Cucuí para valorizar a tropa e o comandante Brasil e sua esposa. “É pela coragem deles terem assumido a responsabilidade de comandar uma área com população predominantemente de indígenas e com todas as dificuldades de quem está em uma das regiões mais isoladas do Brasil”, destaca o comandante Militar da Amazônia.
Outro destaque desta unidade militar é que se de um lado há a juventude e a cultura destemida do casal Brasil e Karine, de outro percebe-se que eles estão seguindo os exemplos dos pais, ambos coronéis do Exército (Chacon, do lado dela) e (Brasil, do lado dele).
Cida, esposa do general Villas Bôas, disse que sempre se emociona ao visitar um pelotão de fronteira. “Esses jovens são motivo de orgulho nacional”.

Tríplice fronteira
Do helicópetro Blackhawk, integrante da Operação Ágata 4, observa-se a imensidão da floresta cortada por rios e igarapés. Do lado venezuelano uma montanha conhecida como “Cara de índio” se destaca na planície. Nas terras da Colômbia pequenas clareiras camufladas pela densa vegetação apontam para atividades suspeitas próximas do pelotão de fronteira de Cucuí.

 

comentários  

 
0 #2 helvécio 17-05-2012 12:11
SG da reserva revoltado diz: é isso ai SG Gregório, aproveita o tempo em que tu estas por ai, e continua orgulhoso do que faz, este orgulho vai acabar quando viras servir no RJ, pagar aluguel, enfrentar um trânsito infernal etc. Eu também qdo estava na ativa em MS era orgulhoso, qdo a gente passa para reserva é q a gente vê a cobra fumar com este salario q temos..
Citar
 
 
0 #1 helvécio 16-05-2012 21:22
SG da reservar revoltado diz: Srª Cida em vez de se emocionar qdo visita um pelotão, pq a Srª não aperta o seu marido para q ele batalha para melhora o nosso salário.
Citar
 

Comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Qualquer mensagem abusiva, obscena, vulgar, insultuosa, difamadora, de ódio, ameaçadora, sexualmente tendenciosa ou qualquer outro material que possa violar qualquer lei aplicável não representa a opinião do site sendo de responsabilidade do autor da mensagem


Código de segurança
Atualizar

Share on Myspace
Comandante de batalhão do Exército e esposa morrem em acidente no RS
Publicado originalmente em 9 de out, as 23:41.

Comandante 12º BE Comb e a mulher morrem em acidente na BR 158
Santa Maria (RS) - A música que deveria tocar durante o 70º aniversário do 4º Batalhão Logístico (4º BLog) do Exército, em Santa Maria, foi substituída pelo minuto de silêncio. A homenagem foi em memória ao tenente-coronel Gerson Satlher Ribeiro Lacerda, 45 anos, comandante do 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Alegrete e à mulher dele, Graziela Campos Lacerda, 40 anos. Os dois morreram em um acidente de carro na tarde de quinta-feira. Eles iriam participar da cerimônia militar em Santa Maria.
O acidente ocorreu por volta das 14h50min, próximo à localidade de Pau Fincado, no município de Dilermando de Aguiar. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, o veículo em que eles estavam, um Ford Focus, trafegava na BR-158, na altura do km 390, no sentido Rosário do Sul-Santa Maria, quando o motorista, o soldado Braudon Santos dos Santos, 20 anos, teria perdido o controle do carro, saído da pista e capotado. Com o impacto, o veículo parou a cerca de 200 metros após a pista. O casal morreu na hora.
Continue Lendo!!!

Mural de recados

paulo ricardo da rocha paiva
18/09/2014 às 00h06
militar da reserva
santa maria/rs

Publicado no “ALERTA TOTAL” em 16/09/2014 VENDO A BANDA PASSAR Eis que as condicionantes para o desencadeamento de mais uma guerra revolucionária no país já estão caindo de maduras e as hienas vermelhas partem para o ataque. A vitória de uma candi [...]

Ver recado completo »

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1197
mod_vvisit_counterOntem4369
mod_vvisit_counterEsta semana14354
mod_vvisit_counterEste mês105639
mod_vvisit_counterTotal de acessos3876509

Usuários Online

Nós temos 141 visitantes online

Previsão do Tempo

 
 
Copyright © 2014 www.aperoladomamore.net. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Joomla templates | Qualidade wallpapers